Consciência Negra, Proclamação da República e Dia da Bandeira!



Essa atividade foi realizada em 2010 com alunos do 1º ano, e estou compartilhando só agora porque meu blog é novo e se alguma professora precisar de uma sugestão de atividades que atinja as três datas, aí vai uma sugestão.

Capa do Livro

Os bonequinhos (uma mulher e uma menina negra e os coelhinhos) foram feitos para recontar um clássico de Ana Maria Machado, Menina bonita do laço de fita.

Através dessa leitura é possível se trabalhar as questões étnicas raciais com crianças pequenas, podendo trazer resultados positivos, uma vez que elas passam a respeitar as diferenças.  Esse livro é um meio prazeroso para tratar de diferenças raciais com crianças, pela forma sutil, delicada e simples que a autora trata a beleza negra, usando uma linguagem suave que encanta a criança, porém forte, possibilitando uma reflexão sobre as questões raciais, afetivas e familiares.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Machado. Ana Maria: Menina bonita do laço de fita. 7º edição. São Paulo. Ártica, 2005 da menina.

9 comentários:

chica on 20 de outubro de 2011 às 04:12 disse...

Imagino tenha sido um belo trabalho com as crianças...Lindo dia,beijos,chica

soninha on 20 de outubro de 2011 às 13:47 disse...

Uma delícia este trabalho.bjs e paz.

Anônimo disse...

Olá, vim conhecer o seu blog e adorei tudo por aqui! Já estou te seguindo e estarei sempre por aqui para ver as novidades! Venha conhecer o meu cantinho e deixe seu comentário...
Beijos e até a próxima visita...

Betty Gaeta on 20 de outubro de 2011 às 15:51 disse...

Oi Edilene,
Linda a sua sugestão. Nunca dei aula, mas já fui dona de escolinha maternal.
Tem sorteio de um "kit de beauté" lá no blog, se vc ainda não estiver participando, vou ficar feliz se participar.
Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

http://www.gosto-disto.com/2011/10/sorteio-de-beaute-beautys-giveway.html

Anônimo disse...

Lindo! Estou providenciando dedoches da Chapeuzinho Vermelho para minha filha contar história na escola. Vendo seu trabalho fiquei ainda mais animada! Beijos!

Joana on 21 de outubro de 2011 às 06:38 disse...

Oi,Edilene! Que cantinho lindo e cheio de ideias criativas! Gostei muito! Muito obrigada por seguir meu blog! Já estou te seguindo também. Gostaria de convidá-la para conhecer meu outro cantinho:
entresonhos2.blogspot.com
Ficarei feliz com sua visitinha!
Fique com Deus!
Abraços,
Joana

Angela on 21 de outubro de 2011 às 06:56 disse...

Olá ,Edilene! Que espaço maravilhoso! Acolhedor e rico em conteúdo. Já estou seguindo com alegria! Quero te agradecer por me seguir e pelas palavras carinhosas que deixou em meu cantinho. Muito obrigada, querida!
Que Deus derrame infinitas bênçãos em seu caminho!
Gostaria que conhecesse meu outro cantinho também:
nospassosdejesusamor.blogspot.com
Abraços fraternos,
Angela

Pati Alves on 3 de novembro de 2011 às 18:40 disse...

Livro maravilhoso!

Unknown on 13 de novembro de 2011 às 16:21 disse...

Olá Edilene! Com certeza será um prazer poder dividir com uma colega um pouco do que aprendi e construi na minha vida de professora. Sei que também aprenderei muitas coisas com você. Um abraço. Carmem