Projeto músicas e histórias de gatos - Livros de gatos e textos- Post 3


Esses são os livros e textos que trabalhei durante o projeto. Alguns li e deixei que recontassem a histórias apenas pelo prazer de ler, em outros fizemos uma interpretação escrita mais profunda, as crianças adoram se sentir desafiadas nas atividades de múltipla escolha, de completar frases, ligar, dar nomes as personagens das historinhas e outras que sempre elaboro quando leio um livro ou texto infantil.

O gato Neno - Maria Elisa Alves - Coleção Meu Livro
O gato Neno vive em um apartamento, cercado de mimos e não conhece outros gatos. Quando Glória e Lina viajam, Neno fica hospedado numa casa onde moram uma família e seus três gatos: Miluzinha, Gian e Gigi. Aí ele irá aprender como é importante a convivência e fazer novos amigos. Acompanhe suas aventuras nessas férias inesquecíveis.
   



O gato detetive - Eugenio Amado - Coleção Esquilo Dourado.
Zico era o melhor detetive da cidade, e sempre estava cheio de serviço. Um dia ele recebeu um telefonema urgente: a sombra do senhor Jorge tinha sumido, e só Zico poderia solucionar este complicado caso! Onde será que estaria a sombra do gato Jorge?








O gato professor- Tatiana Belinky - Editora FDT
De que valia a força daquele tigre se não tinha a agilidade do flexível gatinho? Pensando assim, o invejoso predador resolveu tomar umas aulas com o Mestre Gato, que ensinou tudo o que sabia, menos um truque: trepar em árvores. Foi a sorte, porque a fera, por pouco, quase fez do pobre gatinho o seu almoço. Baseado em um conto folclórico chinês.







História de Gato - Tatiana Belinky - Editora Paulinas.
 Tatiana Belinky inventou uma menina, a Lenita, que toda noite aguarda seu Papai para ouvir uma história. História de gato narra o famoso conto O gato de botas, em que o filho caçula de um moleiro recebe de herança apenas um gato, um bichano esperto que com astúcia fará de seu dono um rico marquês e pretendente da princesa do reino.







O gato Massamê e aquilo que ele vê - Ana Maria Machado

 De andar macio, sem nome e sem dono, Massamê buscava um grande amor, mas ele não enxergava bem de longe. Até que encontrou Luísa e ganhou carinho e atenção.











 História Engatada - Sylvia Orthof - Editora Braga
Quando é que um mais um é igual a três? Um gato listrado, uma gata listrada casando de noite, 'como casam os gatos'... e mais uma vez, um gato xadrez.






 


                      O gato de papel - Regina Coeli Rennó - Editora Lê.
Um gato desenhado pode saltar para a rua,
 ser atropelado e passar por mil aventuras?
Talvez... Mas... mesmo um gato de papel
 precisa de carinho e de amizade.



  

Além dos livros trabalhei com meus alunos alguns poeminhas e estorinhas que encontrei nos blogs e sites que acompanho:


Poesia: Dois Amiguinhos - Chica
Sobre uma amizade improvável entre Cuquinha, uma cadelinha, e um gatinho malhado.
Sementinhas para Crianças


Foi ideal para falar de amizade para as crianças e propor que cada um brincasse com um amiguinho diferente. Além disso a expressão " Não sou mais seu amiguinho" ficou proibida na sala de aula.


O gato azul - Neno
Neno conta a história de um gato azul sofre por ser diferente, mas acaba descobrindo que ser diferente é muito legal! 
 Historinhas do Neno


Com a estórinha do Neno inseri o assunto Bullyng na minha sala de aula. Eles amaram e fizeram lindos gatos azuis amigos de outros gatos mais comuns.


Um acordo entre gato e rato - Maria Hilda de J. Alão.
Um gato já velho e cansado de caçar ratos, faz um acordo camarada com o rato da casa, assim os dois continuam na vida boa!
Contos e poesias - A sua poesia online.



Com esta poesia fizemos uma dramatização bem divertida! O vocabulário também é riquíssimo.

Continua...






5 comentários:

ELAINE on 9 de novembro de 2011 às 09:59 disse...

Olá! Amei teu blog! Além de educativo é aconchegante! Já tô te seguindo! Pretendo olhar o blog do João também! Vem me visitar! elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
Bjo no coração!
Elaine Averbuch Neves

Tunin on 9 de novembro de 2011 às 10:18 disse...

Professora, quanta coisa boa e deliciosa para o público infantil e por que não dizer: para os "grandões" também? Muito educativo este blog. Parabéns! Abração.

Anne Lieri on 9 de novembro de 2011 às 17:42 disse...

Edilene,que legal esse projeto!Gato é mesmo um animal muito interessante e querido das crianças!Gostei de ver as poesias da Chica e do Neno por aqui tb!Bjs e parabens pelo seu trabalho!

Anônimo disse...

Quanta coisa boa, Edilene! Chica e Neno também! Beijão!

ENCANTOS EM PONTO CRUZ on 16 de novembro de 2011 às 07:38 disse...

Bom dia Edilene tudo bem?
Vim agradecer sua participação no sorteio, muito obrigada, seu nº é o 53. Boa sorte pra vc e ótimo restinho de semana, bjs