Alfabetização: Dados silábicos

Fiz o alfabeto móvel no prendedor de madeira para que as crianças pudessem perceber melhor o número de letras necessárias para formar uma palavra. Entrego os prendedores na quantidade certa, porém, com letras diferentes de cada lado. Veja aqui . Comecei misturar duas ou três figuras e os prendedores suficientes para montar as palavras. Cheguei até mesmo dar prendedores a menos ou a mais para que meus pequenos pensassem um pouquinho. Depois numa segunda etapa distribuí os dadinhos silábicos para que eles montassem as palavras e refletissem sobre a necessidade de mais de uma letra (em alguns casos) para formar sílaba. Segue abaixo os moldes dos dadinhos silábicos para quem quiser imprimir. O resultado dessa atividade superou minhas expectativas. Foi muito bom para o desenvolvimento dos alunos na leitura.











8 comentários:

Toninha Borges on 8 de junho de 2012 às 16:53 disse...

Adorei o incentivo de fazer as crianças ler.
Beijocas.

chica on 8 de junho de 2012 às 17:19 disse...

Maravilhoso sempre teu empenho e trabalho!!Isso d´gosto! beijos,chica e lindo fds!

Toninho on 8 de junho de 2012 às 17:56 disse...

Meus aplausos Edilene,quem ama o que faz, o faz com arte e as criança agradecem e o pais cresce,quando pessoas assim como,buscam melhores e faceis maneiras de educar.
Gostei e fui ver os pregadores.
Um abraço carinhoso professora.
Bom fim de semana.
Beijo.

Aline Carla Rodrigues on 8 de junho de 2012 às 18:34 disse...

Quando vejo o seu trabalho alicerçado a sua criatividade sinto uma imensa vontade de voltar no tempo e ser sua aluna, como não é possível estou sempre a indicar o seu trabalho para os meus queridos colegas. Parabéns amiga com louvor! Quando puder me adicione no face. Beijos, Aline Carla Rodrigues.

Anne Lieri on 10 de junho de 2012 às 10:16 disse...

Di,amei seu joguinho!Eu adoro essas aulas,sinto falta,acho que qualquer dia vou voltar!bjs,

Unknown on 10 de junho de 2012 às 13:17 disse...

Querida Amiga Edilene!!!
Vim agradecer o carinho constante em meu blog e seus sempre carinhosos comentários.Fico muito feliz em tê-la como amiga por lá.Seu trabalho aqui é fantástico, parabéns viu?Um ótimo domingo, bjs! Rubi.

soninha on 10 de junho de 2012 às 22:50 disse...

Quando comecei a lecionar eu amava alfabetizar.É muito gratificante!
abraços e muita paz

Anônimo disse...

lindos desenhos edi-lene. lindos. parabens pela obra. abraços lamarque