Limeriques dos meus alunos


Limeriques são poemas curtos, geralmente relatando situações engraçadas e até sem “ pé nem cabeça”. Têm sempre cinco versos, onde a primeira, a segunda e a quinta linhas terminam com a mesma rima. O terceiro e o quarto verso rimam entre si, seguindo o esquema AABBA (A=1ª, 2ª,5ª e B= 3ª, 4ª).

Não se sabe ao certo como eles surgiram, alguns dizem que foi na Irlanda, na cidade de Limerich, mas começaram a fazer sucesso quando um inglês chamado Edward Lear, passou a escrever limeriques.

Escrever limeriques é uma gostosa brincadeira, você só precisa imaginar uma situação, selecionar as rimas e contar a 'historinha', seguindo o esquema acima. As crianças adoram, até porque com não exige coerência eles dão asas a imaginação.  
Esse foram escritos pelos alunos espontaneamente depois que li um livro de Limeriques  na sala, foram me entregando, depois escolhi alguns, digitei e dei para outros alunos fazer a ilustração.
Obs: Descobri os Limeriques através do João, que trouxe a novidade da escola.










4 comentários:

Toninho on 25 de agosto de 2013 às 23:50 disse...

Adorei ler estas inspirações e vou brincar com eles sim.
Uma estrutura legal de síntese.
Saudade desta sala de aula amiga.
Desejo que esteja tudo bem.
Uma linda semana de paz e alegria.
Um abração ao amigo João.

Bjo.

chica on 26 de agosto de 2013 às 06:02 disse...

Que maravilhas de limeriques dos teus alunos e estou com saudades do João e os seus. beijos pra cada um deles que deves ficar orgulhosos ao ver num blog o trabalho! beijos,linda semana e quanto à balança, melhor en nem falar,sr...

Arnoldo Pimentel on 26 de agosto de 2013 às 15:09 disse...

Estão todos de parabéns pelos belos trabalhos e parabéns a você por ensinar poesia.

Anne Lieri on 27 de agosto de 2013 às 17:10 disse...

Di,não me canso de parabeniza-la pelo seu trabalho!Lindos limeriques das suas crianças! Te mandei um email agorinha!bjs,